Na íntegra, escute aqui a entrevista de Nilton Filho feita por Gabriel Omeslischuk para o programa UFRGS Entrevista, que veiculou na Rádio da Universidade.
Na entrevista, Nilton contou um pouco da história do teatro e da Companhia de Teatro Construção, do Teatro Nilton Filho. Nilton falou sobre a homenagem que recebeu no Prêmio Açorianos de Teatro. Ele também falou dos cursos de formação de atores e atrizes do teatro, desde os cursos infantis – mais lúdicos – até os cursos de teatro para adultos, como o curso de desinibição. Conforme a metodologia aplicada nos cursos do Teatro Nilton Filho, o curso de desinibição é a base da formação do ator. Ele citou o exemplo que atualmente vivemos muito conectados e muitas vezes acabamos tendo dificuldades de nos relacionamos cara a cara.
Nilton esclareceu a visão de que o teatro ensina a se comunicar, se expressar melhor e respeitar os outros. No caso dos cursos infantis, Nilton descreveu como o curso busca a ajudar a criança a lidar com os medos e mundo, de forma lúdica e valorização a capacidade criativa delas. Nilton também falou dos alunos que começaram no teatro como adolescentes e que hoje são atores formados.
Ele reforçou que o curso de formação de atores do teatro inicia com a desinibição até para que as pessoas possam se conhecer melhor, suas limitações e vantagens. Assim o curso trabalha a consciência vocal, corporal e espacial, além disso, o aluno também observa os outros para também aceitar ser observado. Para isso, os cursos do Teatro Nilton Filho também utilizam aspectos da neurociência. Desta forma, o curso foca em desinibir os alunos e deixá-los confortáveis no palco. Afinal, não se erra nunca, se experimenta sempre.