Mistério e suspense compõem o enredo de “Retratos do Silêncio”, a mais nova montagem assinada e produzida pelo diretor Nilton Filho. Escrita pelo ator e diretor Hyro Mattos, a peça conta a história de uma família que passa a conviver com estranhos acontecimentos, depois que se muda para um grande casarão herdado de um falecido parente. Ambientada no final dos anos 50, a trama ganha novos contornos com a chegada de uma misteriosa vizinha, Dona Amélia, que faz importantes revelações, ajudando a família a compreender a razão dos inquietantes fenômenos que acometem a todos, na casa.
“Quis contar uma estória que falasse de amor e redenção, ao velho e bom estilo das estórias com começo, meio e fim. Algo que fizesse o expectador se emocionar”, comenta Nilton Filho. Segundo ele, “Retratos do Silêncio” traz à discussão uma questão intrigante e que se mantém presente ao longo dos séculos: seguimos ou não vivendo após a morte?
O elenco da Cia. de Teatro Construção, fundada em 1978, reúne, além de Hyro Mattos, o veterano ator Antônio Carlos Castilhos, como convidado especial, dividindo o palco com Eduarda Meneghetti, Gisele Faerman, Jacqueline Severo, Lee Costa, Mariana Rosa e os atores-mirins Júlia Pilotti e Júlio Estevam. A trilha sonora, composta especialmente para o espetáculo, é executada ao vivo por Rafael Ruschel Greco (teclado) e Karine Isquierdo (flauta). A iluminação e a cenografia são assinadas por Nilton Filho e Hyro Mattos.